Rock | União | Atitude
O termo rua se define como uma conexão de concreto que serve para caminhar, correr, saltar e executar a ligação de um ponto ao outro. Já a descrição do Projeto R.U.A na visão de seus músicos idealizadores, não foge muito a essas definições, embora, obviamente, em contextos diferentes.
Caminhar rumo aos sonhos, correr em direção à arte das poesias sujas, saltar para a felicidade e conseguir desempenhar de maneira simples e objetiva uma ligação entre underground e o grande público, são, indiscutivelmente, os objetivos principais da banda. Conceitos estes, que, aliás, tornam-se claros e bem sugestivos logo na primeira audição do trabalho de estreia, o EP “Longe Do Fim”, lançado em Novembro de 2013.
Quatro caras, um projeto!
O Rock, a União e a Atitude, que formam a sigla R.U.A, trazem o peso das vielas de maneira descomunal, entrelaçando o dub às rimas de hip hop, e um rock ‘n roll pesado que nos remete ao som de um passado nem tão distante, mas que deixou saudades.
A sonoridade característica do conjunto, embora versátil e diversificada, se dá essencialmente pela mistura de ritmos dentro de uma só composição. Em “Longe Do Fim”, são três faixas em que se faz possível fechar os olhos e voltar nas origens do Rock Nacional, desde os anos 80 até o feito no início da última década.
As canções ‘Raios e Trovões’, ‘Quem é Você’ e a homônima ‘Longe do Fim’, foram gravadas no Electro Sound Studio, em Santos/SP, sob o comando do produtor André Freitas, além do olhar experiente de Marcão (ex-Charlie Brown Jr., A Banca e atual Bula), proprietário do espaço, que supervisionou cada arranjo executado.
Musicalidade | De volta para o futuro
O Projeto R.U.A chega mostrando a que veio já com um trabalho de considerável qualidade e com som impecável, tanto na execução quanto no quesito técnico. Este álbum traz uma atmosfera de renascimento com pitada de nostalgia, principalmente pelo ambiente criado em torno das gravações, realizadas poucos meses após o Charlie Brown Jr. (maior influência do quarteto) registrar no mesmo estúdio seus últimos acordes no álbum póstumo ‘La Família 013’.
O trabalho do Projeto R.U.A é, antes de mais nada, sincero e feito com a alma. Pesado sem perder a maestria, e agressivo sem perder a mansidão
Cada palavra dita pelo vocalista Bob aborda as peripécias vivenciadas diariamente por um grupo que anseia ser ouvido pelos que pretendem mudar tudo à sua volta e desfrutar de um jeito despretensioso a positividade que o mundo pode oferecer.
No quesito instrumental, o Projeto R.U.A se completa com profissionais de generosa consciência musical, como a revelação das seis cordas, Vinicius Vieira, e muita experiência na cozinha, com Júnior Carvalho e Iran Aleixo, que, agregando seus conhecimentos adquiridos com anos de estrada em trabalhos distintos, carimbam personalidade no baixo e na bateria, respectivamente.
A periferia Leste da capital paulista é o endereço de origem deste novo projeto que – mesmo ainda embrionário – já ruma em passos largos na direção do grande público que não deve tardar em ouvi-lo, e, consequentemente, se identificar prontamente.
Projeto R.U.A:
Bob – Vocal
Vinicius Vieira – Guitarra
Júnior Carvalho – Baixo
Iran Aleixo – Bateria