Sem filtro e fora do Dia dos Namorados pq a vida real geralmente não é pautada por maquiagem virtual ou data comemorativa, né?
O retrato da rotina adulta não é romântico. Tem amor, mas passa longe de ser um mar de rosas. Minha paternidade machuca, a maternidade dela cansa, os desafios conjugais por vezes criam muros nas já pequenas quatro paredes de casa, e morar numa corda-bamba financeira nos mata meio que na unha.
Vir aqui e tornar público um olhar triste será quase sempre um “suicídio digital”, pq entrega nossas fraquezas de mão beijada para o zé povinho que está feito urubu na prontidão por devorar feito carniça a pouca dignidade que ainda nos resta.
A pele flácida, os pés de galinha sem corretivo, os buracos no couro cabeludo causados pelos fios em queda, as pálpebras borbulhando, a fragilidade da nossa saúde mental – e física -, enfim.
Aquilo que vivemos quando bloqueamos a tela do celular é 90% menos “feliz” do que o vendido e consumido por nós enquanto nosso dedão rola o feed.
Mas perceba que mesmo assim, ele, o sorriso, insiste em dar às caras no retrato.
Pq é genuíno e também denuncia nossa fé por dias melhores; denuncia que, mesmo diante dos desafios, ninguém vai soltar a mão de ninguém; denuncia que, se viemos até aqui juntos, até lá iremos.
E, na boa? Está tudo bem. O nome disso é vida. E viver, meu caro, não é uma arte para amadores.
Por isso, é preciso humanizar as relações on-line, deixando registrado aí, na nuvem, que essa tal vida não é feita só de meme, e que o coração, travestido de agiota, sempre cobrará um aluguel bem caro se quisermos que ele continue batendo mais uma cota – sabe-se lá por qual motivo.
Por fim, nesse dia comum (e tb comemorativo, afinal, sobrevivemos a ele) registro o orgulho e amor incondicional que tenho por essa minha “namorada” e por tudo o que temos construído e (sobre)vivido juntos.
E você, aí no outro lado, esqueça um pouco os filtros e se orgulhe das cicatrizes que adquiriu. Elas são seu portfólio de poder e força.
“Tenho medos bobos e coragens absurdas” (Clarice Lispector)