Este aí, debruçado sobre a mesa, como se não acreditasse no que estava acontecendo nessa sala, é o pai de família Douglas Ramos. A história dele e de sua família se confundem com a de grande parte dos brasileiros que lutam diariamente para, de forma honesta, levar o sustento para dentro de casa.
Enquanto a cabeça de Douglas está baixa, um filme passa por sua cabeça. Desemprego, fome, angústia, medo, portas fechadas, enfim… sentimentos inerentes a também parte majoritária dos brasileiros, que vivem a lógica do “um dia de cada vez” para sobreviverem a um mundo que maltrata pessoas pobres, pretas, de periferia e em situação de vulnerabilidade social.
De um lado na mesa, seu filho Endrick, de 16 anos; do outro, Leila Pereira, presidente do Palmeiras, assinando o maior contrato de transferência da história do futebol brasileiro: € 72 milhões de Euros (R$ 411 milhões de reais).
Está sacramentado: Endrick será jogador do Real Madrid a partir de 2024, assim que completar 18 anos.
O atacante, rejeitado pelos clubes rivais, viu no Palmeiras o único caminho para realizar seus sonhos. Além de apostar e investir no talento do menino, o alviverde trouxe a família dele para a cidade:
“O Palmeiras deu moradia para a gente. Depois, fui trabalhar no CT da Barra Funda, trabalhava na limpeza. Muitas vezes eu limpei aquela sala que ele estava assinando o contrato (profissional), onde os jogadores davam entrevistas. Passa um filme, sabe? Onde você trabalhava, passava pano, limpava o chão, hoje seu filho está assinando contrato “, desabafou Douglas.
Pode chorar, paizão. Se emocione e desfrute mesmo. Cada minuto incentivando o talento do predestinado Endrick valeu a pena. Cada segundo buscando honestamente o alimento para família deu frutos.
Seu filho nunca mais vai perguntar se tem algo para comer enquanto vê a lágrima do pai escorrendo por ele ter a pior resposta possível.
Sou meio reticente a essa coisa de “vencer na vida”, por acha uma discussão complexa e relativa. Mas caso isso exista, comemore: seu filho venceu, Sr. Douglas!
Abraços fraternos e saudações paternas. 💜