Quando nos tornamos pai, aqueles heróis de ficção (que até então ocupavam na gente o cargo de francos favoritos), deixam o posto mais alto no pódio da nossa alma para dar lugar ao herói ou a heroína que, a partir de um simples ‘teste de gravidez positivo’, passam a ser nossos verdadeiros salvadores na vida real.
E o mais genial disso é que, ao contrário de um Batman ou Superman, jamais precisaremos dividir nosso super herói com o planeta. Ele é todo nosso, totalmente exclusivinho, e já traz de série a encantadora função de “anjo da guarda”.
Heróis são aqueles que têm o poder de nos mudar para melhor. Heróis são aqueles que têm a capacidade de nos fazer trilhar uma caminhada contrária ao ódio, inveja e a intolerância.
Heróis mandam todo medo que sentimos para longe e nos tornam hiper corajosos nas situações mais degradantes do dia a dia. Heróis nos revigoram e ensinam que se for preciso iniciar do zero um sonho que por algum motivo foi por água abaixo, nós iniciaremos, pois vale a pena tentar ser feliz até o último suspiro.
Os heróis nos moldam positivamente e nos tornam pessoas melhores, mais sensíveis, mais empáticas e mais humanizadas. 🙂
Quando a paternidade bate à porta, aprendemos finalmente a ‘contar até 10’ nas circunstâncias em que estávamos habituados no agir por impulso.
A partir de um ‘nasceu meu filho!’ é que nossos passos serão analiticamente pensados antes de serem dados para o que imaginamos ser bom ou ruim, afinal, tornar-se o espelho do próprio herói não é tarefa das mais fáceis e não deve, em hipotese alguma, ser encarado como brincadeira, pois, quando o juiz lá em cima apita, pronto: está valendo.
Então, toda atitude deve ser tomada com a máxima responsabilidade, já que os impactos passam a ser unificadamente compartilhados.
Antes de ser audacioso suficiente para achar que se é o herói e/o ídolo do filho, nós, homens, devemos agir com sabedoria e entender que antes de tudo precisamos exercer bem o papel de aprendiz e bom aluno para, quem sabe um dia, ocupar no coração do pequeno – que já não estará mais tão mirim assim – algum cargo que nos faça pensar lá na frente que todo sacrifício valeu a pena.
FELIZ DIA DOS PAIS! 🙂