Depois de atuar como revisor final da obra ‘Trovinhas das Cores e Amores’, tive a honra de ser convidado para escrever nas duas orelhas do maravilhoso livro infanto-juvenil ‘Piratas na Floresta Amazônica’, da querida escritora e amiga Thamar Pianez, que será lançado na Bienal de SP no próximo dia 30.08.
Gente, o livro nos ensina bastante sobre todo carinho que devemos ao planeta, numa leitura indispensável às crianças, então, procure o exemplar de vocês pq não é um gasto, e sim, um investimento, acredite!
Thamar, querida, obrigado por me deixar fazer parte de um pedacinho da tua história. Agora, continue voando e nos presenteando com teu talento. Nunca mais pare! 💜
=============================================
Texto da orelha na íntegra:
O AMOR VALE MAIS QUE OURO!
“Piratas na Floresta Amazônica traz, de uma forma leve, didática e, principalmente, sensível e amorosa, um pedacinho da história do Brasil, do descobrimento aos dias atuais, em uma aventura de tirar o fôlego contada por personagens que transitam entre temas educativos e reflexivos, que vão desde aspectos mais simples, como noções (e lições) básicas de cidadania, até, por exemplo, a complexidade de um impiedoso aquecimento global.
Tudo pela singela ótica inocente e verdadeira dos pequeninos. E, cá pra nós, nada deve ser mais prioritário na vida de um adulto do que mostrar às crianças que o futuro do planeta está sim nas mãos delas – e o quão importante é essa responsabilidade que já carregam involuntariamente desde o berço.
Conduzida pelo sábio e generoso cãozinho Tombas e por seu melhor amigo, o leal e cuidadoso Moleque, o conto não fascina somente as crianças. Ele mostra, também para os mais crescidinhos, que amizade verdadeira deve andar de braços dados com a simplicidade, e o porquê devemos compartilhar do pouco que temos e entender que o muito não é nem um pouco sinônimo de gargalhadas autênticas.
Este é um trabalho ímpar à literatura infanto-juvenil, pois tudo o que é retratado nas páginas a seguir (que passam voando) tem relevância para a formação de “humanos muito humanos”, já que busca quebrar preconceitos e procura mostrar de todas as formas que sim, a felicidade existe, e que desfrutá-la em sua plenitude depende única e exclusivamente de nós.
Prepare-se para mergulhar num mundo que, apesar de fictício, está mais perto de nossa realidade do que podemos imaginar. Uma obra dissertada magicamente pela autora e que, certamente, será degustada deliciosamente por você.
Cores, sentimentos, espécies, e a importância de se respeitar e proteger o meio ambiente dão o tom à caminhada. Não há dúvidas de que após essa leitura você se tornará um dos melhores amigos da natureza.
Reflita e dissemine!”
Fernando Guifer (jornalista e escritor)
=======================================================
Também foi publicado nas últimas páginas da obra um texto da empresa Puriflora, que patrocinou a publicação. Precisei reformular um texto instituicional e trazê-lo à realidade da história. Confir a abaixo a imagem do livro e a íntegra da escrita:
Puriflora
A produção do livro “Piratas na Floresta Amazônica” tem o apoio da querida empresa Puriflora, que há mais de 20 anos dissemina seu amor pelas pessoas através da venda de produtos naturais, baseando-se até nos conselhos dos nossos amigos índios, que utilizam bastante os recursos do planeta como forma de tratamentos alternativos.
Mas, assim como os indígenas, a Puriflora também é uma defensora do meio ambiente, e demonstra todo seu afeto devolvendo a ele as riquezas que lhe fornece como matéria prima.
Desta forma, a Puri possui, desde sempre, princípios de responsabilidade social e trabalha com a preocupação de entender qual a origem das ervas e raízes que compõe seus medicamentos e cosméticos, ou seja, fechando acordos apenas com fornecedores que também cuidam do reflorestamento de nossas áreas verdes, para que sempre tenhamos um planeta mais fresquinho e feliz – sem qualquer agressão que lhe possa causar danos no futuro.
Para que a terra continue cada vez mais linda e duradoura, a Puriflora não faz nada sem autorização dos órgãos competentes que regulamentam a extração dos recursos no Brasil. Com isso, os produtos da empresa são registrados no Ministério da Saúde e seguem as mais rigorosas normas de segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A Puri contribui, enfim, para a disseminação do conceito de bem-estar e para a construção de uma sociedade mais saudável, mais justa e mais solidária. Prioridades encaradas com seriedade e total consciência das responsabilidades que possui, seja no social, cultural ou educativo.
Conheça mais o trabalho da Puri acessando o site:
www.puriflora.com.br
======================================================