Muitas pessoas têm criticado os chineses pelo consumo da carne de cachorros – e também de morcegos -, por acharem a prática cruel e/ou nojenta. Inclusive, vi gente dizer que o Coronavírus é um “castigo divino” para que eles paguem pelo imperdoável pecado que é se alimentar de cães.
Não há lucidez em pensamentos desse tipo. O que os chineses comem é parte da cultura deles. Assim como, aqui no Brasil, comemos carne bovina, suína, peixes, frangos, etc.
Da mesma forma que o chinês consome carne de cachorro por, cultural e historicamente considerá-lo um animal selvagem e não doméstico, por aqui, por exemplo, o porco é consumido deliberadamente sem represálias, ato também abominado por nações em que ele é considerado sagrado.
Entendam: animais são animais em qualquer lugar e não há motivos para privilegiar um cachorro – apenas pq em seu país ele é doméstico – e aceitar a matança de bois e porcos como se isso não fosse minimamente cruel. Se a intenção é militar em favor da causa animal, que seja em prol de todos e não somente de seu favorito ou daquele que você considera “fofíneo”.
Nenhum animal merece passar por maus tratos, seja lá aonde for ou qual de espécie for.
Se você se preocupa com o cachorro, mas não dá a mínima para o morcego, isso significa que sua causa, me desculpe, não é a animal.
Além disso, afirmar que não há selvageria na morte de bois, porcos, frangos, entre outros, apenas para nosso consumo egoísta, é ser injusto e fechar os olhos para algo que acontece debaixo do nosso nariz diariamente, uma vez que a mortandade animal praticada no Brasil para que seu bife, salsicha ou steak chegue à mesa não é nada digna de aplausos.
Criticar quem come carne de um animal comendo carne de outro animal, é hipocrisia.
Já vivenciamos ‘gripe do frango’ e ‘gripe suína’, e nem por isso encaramos essas doenças como um castigo merecido enviado pelos céus.
Torcer pela morte de chineses via Coronavírus e achar ‘bem feito’, diz muito mais sobre você, que pensa assim, do que sobre eles. Essa enfermidade é uma lástima que vem dizimando famílias inteiras, deixando pais sem filhos e filhos sem pais. Uma destruição em massa que merece apenas nossa prece e ajuda no que estiver ao alcance.
Não podendo ajudar em absolutamente nada, o melhor a ser feito mesmo é fechar a boca.