Uma boa prática que tenho feito nas últimas eleições e que gostaria de compartilhar com vocês, é o que apelidei de ‘DIA E’, ou seja, DIA DA ESCOLHA.
Trata-se de uma data pré-eleição que reservo para analisar todos os candidatos aos principais cargos em disputa (presidente, governador, prefeito e senador) e também alguns que tenho propensão inicial em votar, seja para deputado ou vereador, por exemplo.
Além de balancear os valores e ideologias apregoados e defendidos por cada candidato – até para identificar se estão de acordo com os meus -, a ideia é avaliar, principalmente, cada Plano de Governo e também suas respectivas fichas, se são ou não limpas, e emitir um olhar mais criterioso aos enriquecimentos de patrimônios pré e pós-mandatos, aos que porventura já os tiveram.
Vale também como critério de “tomada final de decisão”, os antecedentes políticos, com projetos propostos/aprovados (não necessariamente em qntd, mas em relevância às necessidades da população), e, no caso de um candidato novo, ingressante, a ótica se volta à idoneidade em seu trajeto pessoal e no quão ativo sempre foi nas questões sociais envolvendo sua comunidade local.
O ‘Dia E’, se feito com seriedade, é uma forma efetiva de não nos deixarmos seduzir por ‘santinhos’, promessas infundadas e horário eleitoral raso.
Acredite mim: dedicar um dia ou algumas horas nesse processo seletivo não é perda de tempo, ao contrário.
Estudar os candidatos para compreender quem de fato merece seu voto, é encarar seu exercício de cidadão com a seriedade merecida, para chegar à urna com a consciência mais limpa e, consequentemente, não perambular como cúmplice de possíveis impactos mais danosos que possam ser causados por aqueles que votam sem qualquer responsabilidade.
Em 2020, as eleições no Brasil acontecem dia 15 de novembro, e o 2° turno (aonde houver), dia 29 do mesmo mês.
E então, o que achou da ideia? Topa startar seu ‘Dia E’ já nessas eleições para prefeito e vereador? 💪🏼