Neste episódio, o jornalista e escritor, Fernando Guifer, recebe o servidor público, Gabriel Araújo, pai babão do Murilo (de 2 anos), e o redator publicitário, Rafa Noris, pai coruja do Miguel (de 10). Ambos abraçaram os cuidados e criação dos pequenos sozinhos, sem a presença das mães.
Murilo é filho de uma amiga de Gabriel, que foi abandonada pelo pai biológico da criança e optou por não seguir com sua criação. Deste modo, Gabriel o adotou com todo amor incondicional de um pai. “Não o fiz, mas tenho certeza de que ele sim foi feito pra mim”, emociona-se.
Já no caso de Rafa Noris, foi surpreendido por uma separação quando Miguel tinha apenas seis meses. “Costumo dizer que passei por ‘diversas paternidades’, e certamente me tornei mais crítico quanto ao papel do pai”, relata.
Além de detalharem as circunstâncias que os tornaram ‘Pães’ (com ‘P’ maiúsculo), a dupla falou também sobre as dificuldades, descobertas, desafios, os olhares das pessoas, mudança completa de rotina e conciliação com trabalho e estudos, referências femininas, desconstrução de estereótipos machistas, como explicam a ausência materna aos filhos, se há receio em a mãe ‘querer de volta’ no futuro, como passaram a enxergar mães solo agora que desfrutam uma realidade semelhante, e muito mais.
APOIO: Philips Avent – a marca nº1 no mundo, em recomendação por mães para a linha de cuidados para mães e bebês.
– SEJA MEMBRO DA COMUNIDADE ‘PATERNIDADE.DOC’: apoia.se/podcastpaternidade
– SIGA/CURTA NAS REDES SOCIAIS: linktr.ee/fernandoguifer
EDIÇÃO: Fernando Guifer | TRILHA DO EPISÓDIO: Forças armadas da alegria (Balão Mágico), Canção pra você (Los Toskos), Papai me empreste o carro (Rita Lee), Senta que lá vem a história (TV Cultura), The time tunnel, Heads Up (The 126ers) e Let’s go home (Jeremy Blake).