A vida é somente o espelho de nossas decisões e atitudes. Desta forma, se ela não tem nos devolvido bons reflexos, vale repensar o que tem sido projetado por nós dia após dia.
O Novo Testamento da Bíblia começou ser escrito há 1.977 anos, e lá já dizia: “TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE” (Romanos 12:2)
Tu acha justo, consigo mesmo, ainda em 2022, manter-se completamente aprisionado em sua verdade absoluta e imutável sobre tudo?
Paradigmas existem para serem dilacerados. Olhe no retrovisor e faça uma autoavaliação de quem era você há 10, 15, 20, 25, 30 anos, e, se o “eu” de 2022 ainda for a mesma pessoa dessas épocas (no que se refere a conceitos, valores e “verdades”), acredite: algo está errado – e talvez explique muito bem seu estagnado momento de vida.
Observe as pessoas que admira e considera bem-sucedidas e verá que, em sua maioria, são completamente diferentes do que eram anos antes. Erraram, aprenderam e só startaram uma boa colheita em suas trajetórias quando se permitiram mudar.
O retrovisor da vida não existe para nos causar constrangimento. Ele é indispensável para nos rememorar atitudes lastimáveis que tivemos anos atrás, mas no aspecto de aprendizado, ou seja, para termos certeza do quão elas precisam sim ficar pelo caminho.
Mas só amadurece mesmo quem se permite a isso. E o ápice do aprendizado só chega quando nos damos um incisivo e verdadeiro autofeedback sem “autopassar” a mão na própria cabeça.
Seguir mergulhado num conservadorismo de ideias e ideais com receio em ferir o próprio ego acrescentou exatamente o que em sua jornada até agora?
O ‘turrão’ estaciona seu progresso e potencial evolução e, mais do que não agregar nada a algo ou a alguém, ainda prejudica em todos os sentidos aqueles que o cercam e dependem dele.
A boa notícia, porém, é que sempre há tempo àqueles que desejam se tornar pessoas melhores para si e para o mundo, pavimentando uma nova história nessa árdua estrada que desemboca no sucesso, na credibilidade e na paz interior. Por isso, não perca, em hipótese alguma, seu relógio de vista.
Não sabe, pergunte; já sabe, questione. Mude. Inove. Renove. Transforme!