Entre outras demandas que sustentam nosso ecossistema digital no dia a dia, os últimos meses também foram intensamente dedicados a este projeto que acaba de dar às caras nas principais plataformas de áudio, e que tem ‘Educação e Carreiras’ como foco.
E a responsabilidade em ser P.O (Product Owner) de uma solução tão estratégica para uma instituição gigante – no tamanho e no propósito -, me traz hoje um misto de orgulho pelo momento presente e frio na barriga pelos dias que virão, sabe?
Gerenciar orçamentos, distribuir responsabilidades, ouvir e considerar os pares, refazer a rota, reconhecer equívocos, começar do zero quantas vezes for preciso, colocar o ego no bolso, conduzir reuniões de pauta, contratar produtora e convidados, selecionar host, revisar roteiros, ser transparente com a liderança imediata, criar conteúdos e fazer curadorias, ser gentil com as pessoas, compreender skills para extrair o melhor de cada integrante do squad, fazer benchmarking, saber agradecer, respeitar prazos do backlog, e alinhar divulgação com Representantes da Comunicação de 60 unidades espalhadas pelo Estado… UFA!
Embora já consagrado e ainda muito promissor, o formato podcast não era uma realidade do Senac SP de forma profissional e institucional. Por isso, um planejamento estratégico bem definido e coeso é fundamental tangibilizar o sucesso potencial aos que precisam apostar na iniciativa.
E, para “vender” um projeto digital a um time repleto de comunicadores talentosos e experientes, incluindo coordenadores, gerência e diretoria, é preciso contextualizar onde se está e onde se quer chegar, além de ser humilde, didático, focado e, principalmente, ter uma visão analítica e sistêmica do todo, compreendendo (e respeitando), inclusive, a história e o perfil da instituição.
Em um projeto como este, cada reunião é uma nova oportunidade para impactar. Não dá pra titubear. Ter as justificativas de cada vírgula na ponta da língua é peça-chave pro deferimento da proposta, uma vez que, qualquer passo dado em falso, algo que é incrível pode ir por água abaixo.
Enfim, há muito trabalho pela frente, muita coisa a se fazer. Mas hoje quero me permitir ter a sensação de missão cumprida – nessa primeira etapa – e sentir orgulho da conquista.
Obrigado ao André Vasco por acreditar, à produtora Trovão Mídia pela parceria, ao squad formado pelos gigantes David Pessa, Rafael Bonvenuto, Thiago Ramos e Walter Fonseca; aos talentos do time de Criação e Design de Conteúdo, e todas as frentes da Gerência de Comunicação e Relações Institucionais pelo suporte. Vocês são protagonistas deste lançamento.
Meu afeto também à Valéria, minha coordenadora, e ao Edu Ehlers, meu gerente, por toda autonomia/respaldo ao confiarem essa “bucha” fascinante a mim. 💜