O título na imagem reflete bem o modo como este papai atípico que vos fala tem se sentido…
Sem forças, motivação, disposição, vitalidade, tempo… é um poço meio sem fundo, sabe?
Muitos desafios e informações negativas apareceram nas últimas semanas e todo foco segue no bem-estar da Laís. Meu objetivo de vida é vê-la saudável e com qualidade de vida. Tudo é pelo sorriso da minha pequena e meus dias são dedicados a isto.
Não me coloco mais em minha própria agenda, não me coloco mais em meu orçamento. A barba cresce sem norte, o cabelo idem. As pálpebras dançam enquanto a sensação de enxugar gelo toma corpo.
Ela fará 10 anos.
E há uma década existo por e para ela, correndo em terapias e tratamentos para que seu olhar fosse de “não importa os desafios, cheguei até aqui muito feliz, papai”.
Não é o que sinto nem o que ouço dela, que chora do nada e me diz estar triste.
Copo mais cheio? Como?
Laís teve a infância mutilada por adversidade que nunca fez por merecer. Hj numa cadeira de rodas, seus dias nascem e se põem sem amiguinhos, com crianças se afastando, com adultos tirando filhos de perto dela, com meus amigos e parentes sequer a chamando para as festinhas dos filhos no sentido de acolher suas diferenças.
Não importa o doce que ela seja, poucos se permitiram ou se importaram nos manter por perto esses anos todos.
Estou adoecendo, mas não tenho direito de morrer.
Quem cuida de um papai atípico?
Quem se importa com as feridas de um pai atípico?
Ninguém.
Afinal, pai não ama igual.
Pai não sente igual.
Pai é uma figura dispensável, decorativa e que não precisa de cuidados ou abraços.
Não importa quem eu seja e o quão presente me faça, estarei sempre num balaio generalista de homens dispersos que c4g4m pros filhos.
Há quanto tempo ninguém pergunta como você está ou se precisa de algo, amigo papai atípico? Me compadeço e me importo. Vamos nos livrar do machismo e cuidar uns dos outros. Eu sinto, você sente, e está tudo bem.
Desculpe, mas sempre vou achar importante humanizar fraquezas neste espaço em que todos são perfeitos. Tem alguém como eu aí no outro lado achando que é só com ele, e não é.
A menos que seja só comigo. Será que é? 😕