Quando me foi dado o desafio de fazer acontecer o podcast de uma das principais instituições de ensino do país, o estômago encheu de borboletas. Afinal, temos cursos, unidades, estúdios, infra, professores e profissionais de comunicação, que produzem incontáveis produtos audiovisuais de qualidade todos os dias, o que, não por acaso, fez do Senac São Paulo uma referência de mercado na área.
Como assim tirar do papel o podcast ‘oficial’? Uma responsabilidade e um compromisso absurdos com a necessidade de excelência. Mas aí dobramos a aposta e resolvemos fazer não UM, mas DOIS – e completamente diferentes: o ‘Podcast Senac SP’ e o podcast ‘Senac para Empresas’, ambos com linhas editoriais distintas, apresentadores com perfis específicos, cenários dissemelhantes e que representassem nossas ofertas, pautas diferenciadas, gravações de VTs externos, preocupação em dar protagonismo aos estudantes, enfim…
Além de atuar como diretor dos programas no estúdio e direcionar o time Senac e produtora externa sobre os caminhos a serem percorridos durante as gravações, também sou o ponto de referência dos hosts e participantes no dia, além de responsável pela criação dos roteiros, condução das reuniões de pauta, gestão de cronogramas e, claro, por receber esses mesmos participantes e hosts sempre com carinho, sorriso e o respeito que merecem. Tudo sob o olhar atento do supervisor David Pessa, e gestão da coordenadora Valéria Queiroz e do gerente Eduardo Ehlers.
Cada produção envolve semanas de trabalho em parceria com outras gerências e unidades da rede, o que, por serem dois podcasts, nos força virar a chave completamente quase que o tempo todo sem perder o raciocínio e o foco/missão de cada produto. Mais Prestação de serviços, menos merchan de si próprio; temas transversais e pautas “frias” que podem ser trabalhadas em sala como material pedagógico e consumidas a qualquer tempo por qualquer pessoa. DE-SA-FI-A-DOR.
No início desta semana gravamos o último episódio da 2ª temporada, e mesmo antes de partirmos para a 3ª, a sensação já é de missão cumprida, sabe?
Hoje, além de vermos o orgulho que os funcionários têm dos chamados ‘Podcasts do Senac’, é nítido que, dia após dia, os dois produtos estão se consolidando como ferramentas de comunicação estratégicas da instituição, que reforçam nosso compromisso de marca e, por meio da tela (ou do fone), proporcionam que todos e todas experienciem a delícia que é ser Senac.
Em tempo, minha alegria se completa ao ver que o espírito vanguardista do Senac São Paulo inspirou outros Senac’s pelo Brasil a também lançarem seus ótimos videocasts.
E, por fim, registro nosso orgulho em sermos o 1º videocast de uma instituição de ensino do país com tradução em Libras de ponta a ponta – sendo um dos únicos em qualquer outro segmento. Não é pouca coisa, já que chancela nosso compromisso com a inclusão – além da diversidade que já é uma marca desde a concepção do projeto.
Obrigado Senac São Paulo, por confiar algo tão gigante a mim; minha gratidão particular a toda nossa equipe, em especial às produtoras Cidinha, Vânia e Mayara, além das áreas parceiras que têm sido peças fundamentais para que tudo aconteça: Criação, Comunicação Interna, Redes Sociais e Mídia/ADS.